Pesquisando no Brasil



Se você está iniciando sua pesquisa no Brasil, sugiro uma pequena introdução de como poderá realizar sua pesquisa e descobrir sua família nos registros civis e paroquiais disponíveis online. Veja o webinar disponível e criado pela Family Search em Português. Você aprenderá como iniciar sua pesquisa, saber quais os recursos disponíveis, como conduzir o passo-a-passo de sua pesquisa, além de vê-los no conforto de sua casa e seu computador, e o que é melhor, sem nenhum custo.

http://broadcast.lds.org/elearning/FHD/Community/pt/FamilySearch/Brazil_Genealogy_Research_Series/L1_Getting_Started-Portuguese/player.html

As informações e links abaixo oferecem um recurso importante para sua pesquisa genealógica no Brasil. Eu adicionei aqueles mais importantes encontrados até agora. Continuarei a adicionar outros links à medida que estiverem disponíveis e que sugestões cheguem as minhas mãos. Se você precisar de ajuda, não hesite em me contactar através do meu email ou deixar uma mensagem na parte inferior desta página.


Não se esqueça! Salvar as fontes bibliográficas ou aquelas encontradas na Internet é uma importante parte de sua genealogia. Para citar as fontes dos registros históricos e sites que você usa em sua pesquisa diária, aprenda com uma especialista:

Evidence! Citation & Analysis for the Family Historian

BASES DE DADOS QUE INCLUEM MAIS DE UM ESTADO BRASILEIRO

Family Search database

Records Preservation – inclui estados como  Goiás, Minas Gerais and São Paulo

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Arquivo Nacional

Entrada de estrangeiros no Brasil
Porto do Rio de Janeiro - Base de dados alimentada diariamente contendo informações de mais de duzentos mil imigrantes do período de 1885 a 1891. Veja link na lateral.

Movimentação de Portugueses no Brasil  1808 – 1842
Base de dados com mais de 60 mil registros permitindo a busca das mais variadas informações, tais como: idade, estado civil, profissão, acompanhantes, locais de residência e moradia, destinos e características físicas. Veja link na lateral.

Lista de vapores e respectivos passageiros que deram entrada no Porto do Rio de Janeiro 1875 – 1964 - Esta base de dados dos vapores é parcial. O acervo do Arquivo Nacional relativo à entrada de navios no Porto do Rio de Janeiro chega aos idos de 1850, mas não se encontra digitalizado e online, para isso o pesquisador necessita ir pessoalmente ao AN. É necessário o cadastro online para realizar a pesquisa.

Historia Luso-Brasileira

Roteiro de Fontes para a História Luso-Brasileira

Biblioteca Nacional

Hemeroteca Digital Brasileira

Jornais digitalizados com busca por palavra chave.

ESTADO DE SÃO PAULO

Arquivo Público do Estado de São Paulo
Memória do Imigrante

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

ESTADO DE MINAS GERAIS

Arquivo Público Mineiro

ESTADO DE SANTA CATARINA

Arquivo Público de Santa Catarina

Museu da Imigração

ESTADO DO PARANÁ

Arquivo Público do Paraná

Registro de Imigrantes

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Base de dados de origem germânica.

ESTADO DE PERNAMBUCO

Jornais digitalizados pela Cepe – Companhia Editora de Pernambuco
Jornal Diário da Manhã (1927-1985)

Jornais Século 19 – Recife

Tags: #genealogia #genealogiabrasileira #myportuguesegen #arvoregenealogica #arvoredefamilia

12 comments:

  1. : Meus pais
    João Lobão Sobrinho
    Maria Freitas Lobão

    Meu avós
    José Lobão Veras
    Flora Lobao Veras

    Meus bisavós
    MANOEL LOBAO VERAS , e esse aqui que eu gostaria da CERTIDAO DE NASCIMENTO INTEIRO TEOR. ( filho de portugues )
    Isabel Lobao Veras.
    [6/10/2015, 17:05] +41 76 506 55 90: EU ACHO QUE ESSE MEU BISAVO E DE PIAUI. PORQUE MEU VO E DO PIAUI.
    : Bisavós Paternos Data Nasc. Falecimento
    Manoel Lobao Veras (e esse aqui o descendente )

    e Isabel Leite Pereira
    Avós Paternos Data Nasc. Falecimento

    José Lobão Veras 1890 / 91 / 92 Nascido na Cidade: Amarante / Piauí faleceu em 17/03/1958 emipiranga/barra do corda -ma

    Flora Lobao Veras

    João Lobão Sobrinho 06/10/1938
    Nascido na Cidade: São Domingos / Maranhão



    ReplyDelete
    Replies
    1. Lobão, obrigada por visitar o meu site. É muito difícil pesquisar uma pessoa sem maiores dados sobre a família. São milhares de documentos nos arquivos e mesmo assim não é garantia de encontrar. Algumas cidades já possuem os registros digitalizados, outras não. Se você me enviar um email com os dados que possui, além dos acima, eu posso ajudar. Envie para myportuguesegen @ gmail ponto com

      Delete
  2. Familia Fabião. José Francisco Fabião. Porto de Santos, 1913. Região Trasdosmontes

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá João, bem vindo ao meu blog. Espero que as informações que aqui disponibilizo estejam ajundando na sua pesquisa.

      Delete
  3. Eu estou procurando documentos e informacoes de meu avo Joaquim Augusto Patricio nascido em 1910, filho de Manoel Augusto Patricio e Guilhermina da Cunha em Villa Real, Portugal.lucypat@gmail.com

    ReplyDelete
  4. Olá, espero que com as informações que disponibilizo aqui no blog você consiga encontrar os documentos de seus avós. Se precisar de maiores informações, envie um email myportuguesegen arroba gmail ponto com
    Obrigada por visitar meu blog!

    ReplyDelete
  5. Boa noite.
    Estou tentando qualificar o meu bisavô o nome dele é candido gomes coelho.

    Meus pais
    Alyrio Gomes Coelho
    Rosangela Azevedo Coelho

    Meu Avô
    João Leal Gomes Coelho, nascido em 3 de agosto 1897, vassouras, Rio De Janeiro. Filho de Candido Gomes Coelho e Anna de Andrade Coelho.

    Preciso da qualificação do meu Bisavô Candido Gomes Coelho, ele era português.
    Pode me ajudar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Leandro,

      O que você quer dizer por qualificar? Seria para obter a cidadania Portuguesa?

      Delete
  6. Seria o nome dos pais dele, da data de nascimento e o local de nascimento.
    Seria para tirar a cidadania portuguesa do meu Pai.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leandro, se seu pai é, ou era, filho de portugueses, você precisará buscar a certidão de nascimento dele aí no Brasil no cartório onde ele foi registrado. Na certidão talvez você consiga obter o local de origem em Portugal. Caso contrário, você precisará conversar com a família, escutar as histórias e tentar traçar de onde vieram. Dependendo do ano da imigração de seu bisavô, o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, também possui o Registro de Estrangeiros, instituido no Governo de Getúlio Vargas, onde todo estrangeiro com menos de 60 anos na época teria que se registrar. A documentação sobre cada indivíduo é vasta, com endereços, fotos, etc. Talvez você encontre a documentação de seu ancestral lá, não deixe de entrar em contato com o AN. Existe também um grupo dedicado à cidadania portuguesa no Facebook onde você pode obter maiores informações sobre o processo de cidadania propriamente dito. O grupo se chama Cidadania Portuguesa. Se precisar, pode me contactar em myportuguesegen arroba gmail ponto com

      Delete
  7. Prezada Sra. Isabela Baltar
    Venho há muito tempo tentando encontrar informações sobre o meu trisavô, que segundo a tradição oral em minha família seria espanhol. O nome dele era Rufino Alves Varela. Pelo o que já consegui de informações deve ter nascido entre 184-1850. Os filhos dele, dentre eles o meu bisavô, nasceram no agreste de PE, na região de Gravatá-Caruaru. A sra. teria alguma indicação onde poderia conseguir achar info. sobre esse meu ancestral. Não consegui muita coisa pelo Family Search. Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá João,
      Você possui algum documento sobre a cidade no agreste de PE na qual seu bisavô e os filhos de seu trisavô nasceram? Se você não possui nenhum documento, eu sugiro estudar a região que você menciona, Gravatá-Caruaru, no período provavel do nascimento de seu bisavô e tentar descobrir a paróquia/s da região. Se foram batizados e os livros de batismo sobreviveram aos anos, existe a possibilidade de você descobrir quais as paróquias da região. A Cúria Metropolitana de Pernambuco é a responsável pelo acervo da Igreja Católica do estado de Pernambuco. Envio o link para você se familiarizar com o arquivo.

      http://www.arquidioceseolindarecife.org/arquivo-restauracao/

      O FamilySearch tem trabalhado incansávelmente, mas muitas paróquias não foram digitalizadas. Obrigada por visitar meu site e se ainda assim tiver dúvidas, pode me enviar um email para myportuguesegen arroba gmail ponto com.

      Delete

Thanks for visiting my My Portuguese Gen Blog, hope you have enjoyed reading my family stories and the information I provided.
Your message was received and is very appreciated!
BaltarFamily