Tuesday, April 16, 2013

A Casa de Francisco Ferreira Drummond, na Vila de São Sebastião

Click here for this post in English

Foi num sábado pela manhã, dia 9 de Março passado, que eu visitei pela primeira vez a casa de Francisco Ferreira Drummond. A casa está situada a apenas alguns passos da Igreja Matriz da Vila de São Sebastião e ao lado da Igreja da Santa Casa de Misericórdia. A casa foi restaurada para servir como um pequeno museu da comunidade, preservando  a memória deste ilustre historiador como também as tradições da Ilha Terceira, servindo de espaço vivo para visitantes e escolas locais.


Vista da casa
A casa vem sendo mantida pelo Provedor da Santa Casa de Misericórdia, o Senhor Paulo Gonçalves de Melo e sua esposa. Ambos tem colocado enorme esforço na manutenção deste pequeno centro cultural, não somente em sua manutenção, como recebendo doações da comunidade e também doando pequenos objetos e móveis de sua própria família que caracterizam a cultura dos Açores e, em especial, a da Ilha Terceira. Por toda a casa nota-se o carinho e empenho que a ela dedicam.

Entrada principal



Tear

Cerâmica local 
Eu fui abençoada em poder conhecer o Senhor Paulo, por um acaso do destino, naquele sábado. Quando lá cheguei a casa estava fechada e sem nenhuma informação de seus horários, mas deixa estar que o Sr. Paulo estava algumas casas adiante com amigos na calçada e, vendo minha frustração, veio conversar comigo, se apresentou e, muito gentilmente, disse que abriria a casa para minha visita. Eu não podia acreditar, tenho certeza que meus ancestrais ali o colocaram, para poder conhecer o local em que meu tetravô viveu e passou seus últimos anos de vida. 


Provedor da Santa Casa, o Sr. Paulo Gonçalves de Melo

Entrada principal da casa


No comments:

Post a Comment

Thanks for visiting my My Portuguese Gen Blog, hope you have enjoyed reading my family stories and the information I provided.
Your message was received and is very appreciated!
BaltarFamily