Saturday, January 14, 2012

Genealogia dos Açores e minha família


Como comentei em um blog anterior, um de meus ancestrais veio das ilhas dos Açores, em Portugal. Fazendo minhas pesquisas nos arquivos brasileiros encontrei meu bisavô na lista do vapor SS Baltimore, comandado pelo Capt. G. Shumann. Francisco Machado Drumond, avô de minha mãe, chegou ao porto do Rio de Janeiro com 26 anos de idade, três malas em sua bagagem, vindo do porto de São Sebastião da Ilha Terceira.


Tendo oportunidade de ter acesso a Lista de Passageiros encontrei informações valiosas não só sobre meu bisavô mas também sobre sua viagem. Notei que o primeiro porto que o vapor SS Baltimore zarpou foi o de Bremen, na Alemanha. Os portos subsequentes onde fez parada e outros passageiros embarcaram para sua jornada foram os da Antuérpia, Lisboa, Ponta Delgada [onde meu bisavô embarcou], Bahia [o porto na verdade é o de Salvador, mas na Lista original aparece como Bahia]; chegando ao Rio de Janeiro, seu destino final, no dia 28 de outubro de 1887.

Abaixo está parte da Lista de Passageiros SS Baltimore onde meu bisavô aparece. Marquei o nome dele no lado direito da pagina.





Se você quiser encontrar o seu ancestral que imigrou para o Brasil pode faze-lo visitando o Arquivo Nacional pessoalmente ou online. Eles fazem o atendimento por email também. Quanto as Listas de Passageiros estas estão disponíveis on line, em format pdf, para download gratuito. Como este é um projeto que está em andamento até o momento, on line, eles tem listas a partir de 11 Junho 1875.

Aqui está o link do SIAN para as Listas:

http://www.an.gov.br/sian/principal_pesquisa.asp?busca=multinivel/multinivel_consulta4.asp?v_codReferenciaPai_ID=567717

Caso você tenha alguma dúvida entre em contato comigo e farei o que puder para ajudar. Continue checando meu blog pois vou disponibilizar outras dicas que tenho encontrado nas minhas pesquisas em genealogia.

1 comment:

  1. Meu antepassados açorianos também são, em sua maioria, da Ilha Terceira. Pertencem àquela leva de famílias açorianas que desembarcou em Florianópolis em meados do século XVII. Pelos arquivos disponíveis online, já consegui dados de pais e avós de alguns desses açorianos imigrantes. Forte abraço!

    ReplyDelete

Thanks for visiting my My Portuguese Gen Blog, hope you have enjoyed reading my family stories and the information I provided.
Your message was received and is very appreciated!
BaltarFamily