Sunday, January 22, 2012

Em busca de Thereza

Até o início deste ano eu pouco sabia sobre minha bisavó materna Thereza Lopes. Aos poucos, com ajuda de familiares fui conseguindo algumas informações sobre as três filhas de Thereza além das que eu sabia. Teria que ser através delas, das informações contidas nos Registros que eu viria a encontrar, de registros de casamento, nascimento, que eu formaria um retrato mais sólido sobre Thereza, conseguindo assim mais algumas pistas aqui e ali.

Esta semana tive acesso o Registro Civil de Casamento de minha bisavó Thereza Lopes e meu bisavô Francisco Machado Drumond, aquele que comentei no outro blog que imigrou da Ilha Terceira dos Açores.

Com esse achado verifiquei que moravam no Morro da Conceição, no Rio de Janeiro, reduto dos imigrantes portugueses no século XIX.  Ainda hoje o bairro conserva seu casario tradicional nas estreitas ruas.



Veja este site de Rafael Soares com fotografias do Morro da Conceição, no centro do Rio de Janeiro, a foto acima é dele:


Voltando a pesquisa, o link que passo abaixo é do Acervo Judiciário do Arquivo Nacional, diferente dos outros links que mencionei anteriormente. Foi lá que foi encontrada a Habilitação de Casamento de Francisco e Thereza em 1895. Ele possui “…registros de nascimento, casamento e óbito, processos cíveis e comerciais pertencentes às Varas Cíveis, Varas Comerciais, Pretorias do Rio de Janeiro e Tribunais Superiores, bem como, processos das antigas coleções formada ao longo dos anos no Arquivo Nacional, como: Escravos, Terras, Inventários e Titulares.”


Ainda estou longe de ter encontrado tudo o que preciso, mas estou no caminho certo e encontrei não só com meu esforço mas de familiares e de colegas genealogistas. Quando se faz genealogia é importante participarmos de grupos, associações e sociedades pois muitas vezes através do suporte que se encontra neles novas dicas vão surgir e que levarão a descobertas muitas vezes até mesmo inesperadas.

No comments:

Post a Comment

Thanks for visiting my My Portuguese Gen Blog, hope you have enjoyed reading my family stories and the information I provided.
Your message was received and is very appreciated!
BaltarFamily