Dando vida aos seus antepassados.

Link to the English page

Quando tive acesso a Habilitação de Casamento de meus bisavós maternos, Theresa Lopes e Francisco Machado Drummond, novas portas se abriram em minha pesquisa além de vir a constatar o local onde residiam nos primeiros oito anos de sua vida de casados – Travessa do Sereno 23, no Morro da Conceição, no centro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Minha curiosidade cresceu imensamente.


Como artista, museóloga e historiadora da arte tenho um olhar investigador aliado à minha criatividade. Passei então a tentar dar vida a uma nova “composição” que se formava em minha mente – meus bisavós, a casa e local em que moravam, Rio de Janeiro no século XIX, além de uma série de outros pequenos detalhes que vieram a se confirmar com minha pesquisa.


Decidi inicialmente buscar na internet imagens  da Travessa do Sereno. Precisava “ver” o local onde meus bisavós moraram, onde iniciaram sua vida, onde caminharam no seu dia a dia e onde minha avó, Leonor Lopes Drummond, havia nascido em 4 Junho de 1900. Descobri que, no século XIX, o Morro da Conceição foi ponto de convergência dos imigrantes portugueses que chegavam ao Rio de Janeiro. Ali se localiza a Travessa do Sereno.


E foi assim, com o universo conspirando a meu favor, que encontrei o site de João Barcelos e suas pinturas, uma das quais retratava a Travessa do Sereno. De pronto adorei a arte de João, não só retrata paisagens de hoje como também investiga o passado arquitetônico da cidade onde mora e dele tira inspiração para suas pinturas. Vi, com clareza, que João era a pessoa certa para trabalhar comigo nesta nova idéia. Imediatamente entrei em contato através de email e a partir daí iniciamos o processo de criação de uma pintura onde ele retrataria a casa de meus antepassados. João prontamente visitou o local, tirou fotos e me enviou.  


Localizado estrategicamente ao lado do Porto do Rio de Janeiro, a travessa e o Morro da Conceição estão, no momento, sendo revitalizados por ser local não só de turismo, como também de valor arquitetônico único inserido no Centro Histórico do Rio de Janeiro.


Passaram-se somente alguns dias e rapidamente eu já tinha um “sketch” do quadro feito por João. A habilidade de João se fez presente, pois ali conseguiu remover tudo que polui a paisagem atual e acrescentou seu lado poético de artista na composição. Tendo minha aprovação, João prosseguiu com seu trabalho.





Casa dos Bisavós de Isabella - Óleo sobre Tela - 2012 - João Barcelos


Hoje estou mais feliz do que nunca com minha pintura, na minha sala de estar, ao lado de fotos da família. Tenho a sensação de estar cumprindo pouco a pouco o trabalho que tanto me inspira, a história de minha família. É através dela e do legado gerado ao longo dos séculos, que norteou minha vida e daqueles que dela partilham.


Links pesquisados:


- João Barcelos
Fotos e trabalhos de arte acima.

- Nina Rabha – Arquiteta
Morro da Conceição, patrimônio histórico




Comments