Sunday, July 8, 2012

Dando vida aos seus antepassados.

Link to the English page

Quando tive acesso a Habilitação de Casamento de meus bisavós maternos, Theresa Lopes e Francisco Machado Drummond, novas portas se abriram em minha pesquisa além de vir a constatar o local onde residiram nos primeiros oito anos de sua vida de casados – Travessa do Sereno 23, no Morro da Conceição, no centro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Minha curiosidade cresceu imensamente.

Como artista, museóloga e historiadora da arte tenho um olhar investigador aliado à minha criatividade. Passei então a tentar dar vida a uma nova “composição” que se formava em minha mente – meus bisavós, a casa e local em que moravam, Rio de Janeiro no século XIX, além de uma série de outros pequenos detalhes que vieram a se confirmar com minha pesquisa.

Decidi inicialmente buscar na internet imagens  da Travessa do Sereno. Precisava “ver” o local onde meus bisavós moraram, onde iniciaram sua vida, onde caminharam no seu dia a dia e onde minha avó, Leonor Lopes Drummond, havia nascido em 4 Junho de 1900. Descobri que o Morro da Conceição, local onde se localiza a travessa foi, no século XIX, especialmente na segunda metade, ponto de convergência dos imigrantes portugueses que chegavam no Rio de Janeiro. 

E foi assim, com o universo conspirando a meu favor, que encontrei o site de João Barcelos e suas pinturas, uma das quais retratava a Travessa do Sereno. De pronto adorei a arte de João, não só retrata paisagens de hoje como também investiga o passado arquitetônico da cidade onde mora e dele tira inspiração para suas pinturas. Vi, com clareza, que João era a pessoa certa para trabalhar comigo nesta nova idéia. Imediatamente entrei em contato através de email e a partir dai iniciamos o processo de criação de uma pintura onde ele retrataria a casa de meus antepassados. João prontamente visitou o local, tirou fotos e me enviou.  

Localizado estrategicamente ao lado do Porto do Rio de Janeiro, a travessa e o Morro da Conceição estão, no momento, sendo revitalizados por ser local não só de turismo, como também de valor arquitetônico único inserido no Centro Histórico do Rio de Janeiro.



Passaram-se somente alguns dias e rapidamente eu já tinha um “sketch” do quadro feito por João. A habilidade de João se fez presente, pois ali conseguiu remover tudo que polui a paisagem atual e acrescentou seu lado poético de artista na composição. Tendo minha aprovação, João prosseguiu com seu trabalho.

Casa dos Bisavós de Isabella - Óleo sobre Tela - 2012 - João Barcelos

Hoje estou mais feliz do que nunca com minha pintura, na minha sala de estar, ao lado de fotos da família. Tenho uma sensação de estar cumprindo pouco a pouco o trabalho que tanto me inspira, a história de minha família. É através dela e do legado gerado aos longo dos séculos, que norteio minha vida e daqueles que dela partilham.

Links pesquisados:


- João Barcelos
Fotos e trabalhos de arte acima.

- Nina Rabha – Arquiteta
Morro da Conceição, patrimônio histórico




No comments:

Post a Comment

Thanks for visiting my My Portuguese Gen website. I wish you an exciting experience finding out more about your Portuguese ancestors in United States, Azores, Madeira, Portugal, Brazil through the resources I provide. They are so many and I try always to keep them updated.

If you want to share your thoughts about your experience here, or want to learn more about how to expand your Portuguese ancestry, you can leave me a message.

If you left a message and it does not show yet, be sure, it was received and soon will appear on the comments.

Again, thank you.

Isabella Baltar