PESQUISANDO NO BRASIL



Se você está iniciando sua pesquisa no Brasil, sugiro uma pequena introdução de como poderá realizar sua pesquisa e descobrir sua família nos registros civis e paroquiais disponíveis online. Veja o webinar disponível e criado pela Family Search em Português. Você aprenderá como iniciar sua pesquisa, saber quais os recursos disponíveis, como conduzir o passo-a-passo de sua pesquisa, além de vê-los no conforto de sua casa e seu computador, e o que é melhor, sem nenhum custo.

http://broadcast.lds.org/elearning/FHD/Community/pt/FamilySearch/Brazil_Genealogy_Research_Series/L1_Getting_Started-Portuguese/player.html

As informações e links abaixo oferecem um recurso importante para sua pesquisa genealógica no Brasil. Eu adicionei aqueles mais importantes encontrados até agora. Continuarei a adicionar outros links à medida que estiverem disponíveis e que sugestões cheguem as minhas mãos. Se você precisar de ajuda, não hesite em me contactar através do meu email ou deixar uma mensagem na parte inferior desta página.


Não se esqueça! Salvar as fontes bibliográficas ou aquelas encontradas na Internet é uma importante parte de sua genealogia. Para citar as fontes dos registros históricos e sites que você usa em sua pesquisa diária, aprenda com uma especialista:

Evidence! Citation & Analysis for the Family Historian

BASES DE DADOS QUE INCLUEM MAIS DE UM ESTADO BRASILEIRO

Projeto Ultramar
http://www.liber.ufpe.br/ultramar/

Busca por palavra chave. Inclui manuscritos das antigas Capitanias de Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará.


Family Search database para o Brasil

Ainda dentro do site do Family Search você encontrará uma série de livros digitalizados online sobre várias genealogias abrangendo mais de um estado, como Pernambuco, Ceará, Paraíba, São Paulo, Paraná, etc.; muitos desses livros são referências primordiais para a construção de sua árvore de ancestrais, como a coleção Nobiliarquia Pernanbucana de Borges da Fonseca. Vale a pena conferir. É necessário ter uma conta registrada para ter acesso aos livros. Veja a lista aqui:



Records Preservation – inclui estados como  Goiás, Minas Gerais, Paraná and São Paulo

ARQUIVO NACIONAL 

SIAN

Entrada de estrangeiros no Brasil
Porto do Rio de Janeiro - Base de dados alimentada diariamente contendo informações de mais de duzentos mil imigrantes do período de 1885 a 1891. Veja link na lateral.

Movimentação de Portugueses no Brasil  1808 – 1842
Base de dados com mais de 60 mil registros permitindo a busca das mais variadas informações, tais como: idade, estado civil, profissão, acompanhantes, locais de residência e moradia, destinos e características físicas. Veja link na lateral.

Lista de vapores e respectivos passageiros que deram entrada no Porto do Rio de Janeiro 1875 – 1964 - Esta base de dados dos vapores é parcial e faz parte do SIAN. O acervo do Arquivo Nacional relativo à entrada de navios no Porto do Rio de Janeiro chega aos idos de 1850, não é constante, e não se encontra digitalizado, para isso o pesquisador necessita ir pessoalmente ao AN e pesquisar nos microfilmes. 
http://www.an.gov.br/sian/principal_pesquisa.asp?busca=multinivel/multinivel_consulta4.asp?v_codReferenciaPai_ID=567717

- Para direto acesso às listas do Porto do Rio de Janeiro, acesse o link abaixo. Se você estive buscando Porto de Santos, acesse o link acima e vá em Favoritos na barra vermelha, alí irá encontrar o link.
http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/resultado_pesquisa_favorito.asp?v_CodReferenciaPai_id=1194350&v_CodFundo_ID=1326

Historia Luso-Brasileira

Roteiro de Fontes para a História Luso-Brasileira

Arquivo do Judiciario e outras bases de dados
http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php

Como consultar o acervo e bases de dados do Arquivo Nacional


Biblioteca Nacional

Hemeroteca Digital Brasileira

Jornais digitalizados com busca por palavra chave.

ESTADO DE SÃO PAULO

Projeto Compartilhar
http://www.projetocompartilhar.org/

Database com nomes de famílias paulistas, arquivos paroquiais, testamentos, inventários, entre outros. Inclui genealogia paulistana no sul de Minas Gerais. 

Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo
https://goo.gl/e1WYGY

Database com índices e busca por palavra para o Estado de São Paulo, como também para o Paraná  - 3.000 dispensas do século XVIII de Curitiba e Paranaguá - compreendendo habilitações matrimoniais (região metropolitana de São Paulo de 1841 até 1896), anulações de casamento, divórcio, habilitações sacerdotais, crimes, testamentos, entre outros.



Arquivo Público do Estado de São Paulo - clique em Imigração
Memória do Imigrante

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

ESTADO DE MINAS GERAIS

Arquivo Público Mineiro

ESTADO DE SANTA CATARINA

Arquivo Público de Santa Catarina

Museu da Imigração

ESTADO DO PARANÁ

Arquivo Público do Paraná

Registro de Imigrantes

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Base de dados de origem germânica.

ESTADO DE PERNAMBUCO

Jornais digitalizados pela Cepe – Companhia Editora de Pernambuco
Jornal Diário da Manhã (1927-1985)

Jornais Século 19 – Recife

ESTADO DE ALAGOAS

Inventário dos Livros de Assentamento da Cúria Metropolitana de Maceió



Tags: #genealogia #genealogiabrasileira #myportuguesegen #arvoregenealogica #arvoredefamilia



15 comments:

  1. Lobão, obrigada por visitar o meu site. É muito difícil pesquisar uma pessoa sem maiores dados sobre a família. São milhares de documentos nos arquivos e mesmo assim não é garantia de encontrar. Algumas cidades já possuem os registros digitalizados, outras não. Se você me enviar um email com os dados que possui, além dos acima, eu posso ajudar. Envie para myportuguesegen @ gmail ponto com

    ReplyDelete
  2. Familia Fabião. José Francisco Fabião. Porto de Santos, 1913. Região Trasdosmontes

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá João, bem vindo ao meu blog. Espero que as informações que aqui disponibilizo estejam ajundando na sua pesquisa.

      Delete
  3. Eu estou procurando documentos e informacoes de meu avo Joaquim Augusto Patricio nascido em 1910, filho de Manoel Augusto Patricio e Guilhermina da Cunha em Villa Real, Portugal.lucypat@gmail.com

    ReplyDelete
  4. Olá, espero que com as informações que disponibilizo aqui no blog você consiga encontrar os documentos de seus avós. Se precisar de maiores informações, envie um email myportuguesegen arroba gmail ponto com
    Obrigada por visitar meu blog!

    ReplyDelete
  5. Boa noite.
    Estou tentando qualificar o meu bisavô o nome dele é candido gomes coelho.

    Meus pais
    Alyrio Gomes Coelho
    Rosangela Azevedo Coelho

    Meu Avô
    João Leal Gomes Coelho, nascido em 3 de agosto 1897, vassouras, Rio De Janeiro. Filho de Candido Gomes Coelho e Anna de Andrade Coelho.

    Preciso da qualificação do meu Bisavô Candido Gomes Coelho, ele era português.
    Pode me ajudar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Leandro,

      O que você quer dizer por qualificar? Seria para obter a cidadania Portuguesa?

      Delete
  6. Seria o nome dos pais dele, da data de nascimento e o local de nascimento.
    Seria para tirar a cidadania portuguesa do meu Pai.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leandro, se seu pai é, ou era, filho de portugueses, você precisará buscar a certidão de nascimento dele aí no Brasil no cartório onde ele foi registrado. Na certidão talvez você consiga obter o local de origem em Portugal. Caso contrário, você precisará conversar com a família, escutar as histórias e tentar traçar de onde vieram. Dependendo do ano da imigração de seu bisavô, o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, também possui o Registro de Estrangeiros, instituido no Governo de Getúlio Vargas, onde todo estrangeiro com menos de 60 anos na época teria que se registrar. A documentação sobre cada indivíduo é vasta, com endereços, fotos, etc. Talvez você encontre a documentação de seu ancestral lá, não deixe de entrar em contato com o AN. Existe também um grupo dedicado à cidadania portuguesa no Facebook onde você pode obter maiores informações sobre o processo de cidadania propriamente dito. O grupo se chama Cidadania Portuguesa. Se precisar, pode me contactar em myportuguesegen arroba gmail ponto com

      Delete
  7. Prezada Sra. Isabela Baltar
    Venho há muito tempo tentando encontrar informações sobre o meu trisavô, que segundo a tradição oral em minha família seria espanhol. O nome dele era Rufino Alves Varela. Pelo o que já consegui de informações deve ter nascido entre 184-1850. Os filhos dele, dentre eles o meu bisavô, nasceram no agreste de PE, na região de Gravatá-Caruaru. A sra. teria alguma indicação onde poderia conseguir achar info. sobre esse meu ancestral. Não consegui muita coisa pelo Family Search. Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá João,
      Você possui algum documento sobre a cidade no agreste de PE na qual seu bisavô e os filhos de seu trisavô nasceram? Se você não possui nenhum documento, eu sugiro estudar a região que você menciona, Gravatá-Caruaru, no período provavel do nascimento de seu bisavô e tentar descobrir a paróquia/s da região. Se foram batizados e os livros de batismo sobreviveram aos anos, existe a possibilidade de você descobrir quais as paróquias da região. A Cúria Metropolitana de Pernambuco é a responsável pelo acervo da Igreja Católica do estado de Pernambuco. Envio o link para você se familiarizar com o arquivo.

      http://www.arquidioceseolindarecife.org/arquivo-restauracao/

      O FamilySearch tem trabalhado incansávelmente, mas muitas paróquias não foram digitalizadas. Obrigada por visitar meu site e se ainda assim tiver dúvidas, pode me enviar um email para myportuguesegen arroba gmail ponto com.

      Delete
  8. Isabella,
    Encontrei a certidão da trisavó de um amigo, mas não consigo achar a do marido dela.
    Pelas certidões do Brasil ele pode ter nascido entre 1863 e 1865.O nome dele é Manoel Bento Faria Junior e dos pais Manoel Bento Faria e Rosa Marques de Souza.
    Casou no Brasil em 1937 com Silvéria Barbosa nascida em Irivo, Penafiel, Porto, em 1879. Faleceu com 74 anos em 1937, no Brasil. Sei que sem o distrito, concelho e freguesia não é nada facil, mas se tiver alguma dica eu agradeço muito.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Claudia,

      Obrigada por visitar meu blog. Sem a freguesia e somente com o nome é muito difícil encontrar a família, mas sempre existe a possibilidade de se achar o passaporte ou algum outro documento que possa indicar a região. Eu tenho um caso semelhante na minha família e até o momento sem solução. Se Manuel Bento Faria Junior casou no Brasil em 1937 e diz que ela nasceu em 1879, eles casaram em avançada idade peas datas que você forneceu. Se Silvéria nasceu em 1879, ela teria 58 anos na data do casamento e Manuel em torno de 72 anos. Me diga se houve confusão nas datas. Um excelente grupo de ajuda é o GenealogiaFB e eles estão no Facebook e o blog é de mesmo nome. Eu indico vários outros links no tab Pesquisando nos Açores e Portugal. De qualquer maneira aqui vai o da GenealogiaFB - https://genealogiafb.blogspot.com/

      Delete
    2. Claudia, vc também pode contactar o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro e solicitar pesquisa no Registro de Estrangeiros?

      Esse registro foi originado pelo decreto-lei nº 3010, de agosto de 1938, na era Getúlio Vargas e passou a existir efetivamente a partir de 1939, onde todo imigrante teria que se registrar, sendo que os imigrantes com sessenta anos ou mais não precisavam se registrar. Esses registros eram obrigatórios e todos os estrangeiros com menos de 60 anos foram obrigados por Getulio Vargas a se apresentarem nas delegacias de Polícia. Entre em contato com o Arquivo Nacional, no RJ, eu já obtive toda a documentação relativa ao meu avô que chegou no Brasil em torno de 1914. Esta busca é MUITO importante. O email para contato, caso você não more no Rio de Janeiro, é:

      Consultas

      Essa consulta no Arquivo Nacional é lenta, demora no máximo 6 meses, pela minha experiência.

      Se precisar de mais alguma informação, não hesite em me contactar.

      Delete
    3. O email que não apareceu na imagem acima é consultas@arquivonacional.gov.br

      Delete

Thanks for visiting my My Portuguese Gen website. I wish you an exciting experience finding out more about your Portuguese ancestors in United States, Azores, Madeira, Portugal, Brazil through the resources I provide. They are so many and I try always to keep them updated.

If you want to share your thoughts about your experience here, or want to learn more about how to expand your Portuguese ancestry, you can leave me a message.

If you left a message and it does not show yet, be sure, it was received and soon will appear on the comments.

Again, thank you.

Isabella Baltar